Notícias EolicaBR
noticia
Energia Renovável

Qualidade do biocombustivel foi analisada por estudo da UFRA

Qualidade do biocombustivel foi analisada por estudo da UFRA

A qualidade do biodiesel produzido a partir de oleos vegetais vem sendo analisada por especialistas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Uma análise desenvolvida este ano investigou o processo de síntese do biodiesel a partir da reação da transesteri ficação básica de três óleos vegetais como soja, canola e girassol. A técnica é um processo químico e que envolve oleo e alcool na presença de catalisadores.

A qualidade do biocombustivel foi analisada conforme as normas exigidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustivel(ANP).

Dentre os resultados da análise foi possível concluir que em questões de viscosidade e densidade o oleo de soja se sobressaiu. Em relação a acidez o oleo de girassol teve o melhor desempenho.

Com a crescente preocupação em relação ao meio ambiente, o estudo da UFRA visou obter combustíveis renováveis de boa qualidade para o mercado no Brasil.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/656/Qualidade-do-biocombustivel-foi-analisada-por-estudo-da-UFRA/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR