Notícias EolicaBR
noticia
Geral

Utilização de pellets pode trazer sustentabilidade no processo de produção do tabaco

Utilização de pellets pode trazer sustentabilidade no processo de produção do tabaco

A necessidade de um sistema produtivo mais sustentável vem sendo recorrente no Brasil. No Rio Grande do Sul os aspectos ambientais no uso de biomassa florestal na fumicultura (cultura do tabaco) já estão sendo estudados.

Vista como uma atividade de grande expressão econômica, a fumicultura necessita de um grande volume biomassa no processo de cura das folhas do tabaco, o que permite uma qualidade ambiental melhor já que o recurso é renovável.

Um estudo desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) destaca que a biomassa de origem florestal é favorável ao meio ambiente, pois é neutra em carbono, onde a sua queima é recuperada no crescimento das plantas.

A utilização de pellets na produção de tabaco foi bastante satisfatória segundo o estudo e o uso de queimadores específicos foram indicados pelos especialistas para um resultado ainda melhor na sustentabilidade na produção do tabaco.

A escolha dos pellets se deu por ser uma biomassa com baixo teor de umidade e com menor emissão de gases de acordo com as resoluções ambientais. Segundo os especialistas os pellets também proporcionam a criação de novos mercados para a atividade florestal e que agregam valor econômico.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/655/Utilizacao-de-pellets-pode-trazer-sustentabilidade-no-processo-de-producao-do-tabaco/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR