Notícias EolicaBR
noticia
Geral

Certificações de Biomassa no Brasil podem fazer diferença no processo de exportação

Certificações de Biomassa no Brasil podem fazer diferença no processo de exportação

O uso de biomassa para gerar energia já é uma realidade no mundo. Usada como uma das alternativas sustentáveis para combater o uso de combustíveis fósseis, a biomassa florestal,por exemplo, é pautada como uma das oportunidades capazes de diminuir a taxa de emissão de dióxido de carbono, diversificar o suprimento energético e também reduzir a dependência em relação aos mercados de petróleo, gás natural e também carvão.

Diante do cenário de crescimento, a biomassa também vem passando por certificações para garantir a qualidade e desempenho na substituição do carvão pelo bioproduto. Um exemplo é o avanço nos últimos anos da União Européia em programas de certificações para normalizar a cadeia de suprimentos de biomassa garantindo assim a sustentabilidade e qualidade dos insumos utilizados.

O Brasil por sua vez é conhecido como um grande potencial de matéria prima renovável e também vem se adaptando as certificações estrangeiras. Dentre as mais conhecidas no país estão o ENPlus e o SBP, os quais são voltados exclusivamente para biomassa florestal. O programa ENPlus é um sistema que abrange toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até o comércio. Já o SBP é um sistema direcionado para a biomassa lenhosa como pellets e lascas de madeira. Ambos os sistemas visam o crescimento do setor no país.

As expectativas voltadas para o setor de biomassa mundial é grande e de acordo com os especialistas brasileiros a estratégia Europa 2020 criada pela União Europeia tem como principal objetivo obter 20% da energia consumida na Europa a partir de fontes renováveis, além de também aumentar 20% da eficiência energética da região. A estratégica estrangeira pode contribuir para a produção e exportação de biomassa de outros país como Brasil,já que as certificações estão fazendo parte do processo no país.


Fonte: Portal Eólica BR

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/653/Certificacoes-de-Biomassa-no-Brasil-podem-fazer-diferenca-no-processo-de-exportacao/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR