Notícias EolicaBR
noticia
Internacional

Produção de biocombustível a partir de algas marinhas é fortalecida com criação de novo micro-organismo

Produção de biocombustível a partir de algas marinhas é fortalecida com criação de novo micro-organismo

A produção de estudos e projetos em volta do universo de biocombustíveis está sendo fortalecido a cada ano no mundo. Aos poucos, universidades e laboratórios científicos estão descobrindo importantes soluções para desenvolver o setor e assim criar outras alternativas de combustíveis, porém muito mais sustentáveis.

Está semana um estudo desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (POSTECH), na Coréia do Sul, mostrou que cientistas conseguiram produzir biocombustíveis e bioquímicos a partir de culturas de amido. Através de uma plataforma microbiana para biorefinaria de macroalgas marrons, os especialistas desenvolveram um novo micro-organismo artificial capaz de acelerar a taxa de produção bioquímica.

A equipe de pesquisa também teve a colaboração da Universidade Nacional de Seul durante os estudos. O novo micro-organismo foi chamado de Vibrio sp. dhg. e durante o processo de pesquisa foi possível destacar que macroalgas marrons crescem duas a três vezes mais rápido do que as culturas de amido e requerem apenas que a luz e a água do mar para crescer.

O novo micro-organismo criado pelos pesquisadores surgiu como uma solução para a quebra do polissacarídeo como o ácido algínico em algas, o que era considerado um os problemas para que algas não fossem utilizadas como biomassa. O Vibrio sp. dhg consegue metabolizar rapidamente o ácido algínico em algas e técnicas de engenharia genética otimizadas foram utilizadas para este novo micro-organismo baseado na análise ótica.

De acordo com os pesquisadores foi possível ainda desenvolver processos de biorefinaria que produzem diretamente etanol (biocombustível), 2,3-butanodiol (matéria-prima para plásticos), licopeno (substância fisiologicamente ativa) e vários outros produtos químicos manipulando artificialmente a via metabólica de Vibrio sp. Dhg.


Fonte: Portal Eólica BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!

Patrocínio

PATROCÍNIO OURO

CONTROL UNION https://www.controlunion.com.br/


PATROCÍNIO BRONZE

PLANALTO PICADORES http://www.planaltopicadores.com.br/

DOPPSTADT https://doppstadt.de/en/

ENVIMAT http://envimat.com.br/

BRDE http://www.brde.com.br/


SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/583/Producao-de-biocombustivel-a-partir-de-algas-marinhas-e-fortalecida-com-criacao-de-novo-micro-organismo/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR