Notícias EolicaBR
noticia
Economia

BRDE e BEI formalizam acordo para alavancar projetos de energia renovável na região Sul do Brasil

BRDE e BEI formalizam acordo para alavancar projetos de energia renovável na região Sul do Brasil

Na última semana de novembro o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou um contrato com o Banco Europeu de Investimentos (BEI), o qual formaliza um repasse de 80 milhões de euros para projetos voltados para energia renovável, eficiência energética e mobilidade urbana na região Sul do Brasil.

Com foco nos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o contrato foi assinado no Palácio Iguaçu, em Curitiba e estiveram presentes na reunião a governadora Cida Borghetti, o diretor-presidente do BRDE, Orlando Pessuti, o diretor de Operações, Guilherme Guerra, e o executivo-sênior do BEI para o Brasil e América Latina, Alexandre Staff Varela.

O contrato já vem sendo estudado desde 2017 e de acordo com a governadora paranaense é um avanço em prol do meio ambiente. “Este contrato demonstra que o Paraná e o BRDE estão comprometidos com a modernização, a sustentabilidade e a inovação” destacou Cida.

O entendimento entre o BRDE e o BEI faz parte da aproximação com a instituição e se deu especialmente pelo reconhecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental do BRDE na contratação de operações financeiras através de programas como o BRDE PCS (Produção e Consumo Sustentáveis). “A nossa parceria só pode ser concluída porque o banco cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os projetos a serem financiados devem seguir essa linha, que é uma das prioridades do BEI na região”, disse o executivo-sênior do BEI Alexandre Varela.

O presidente Orlando Pessuti destacou a atuação do BRDE como o maior financiador de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e de Centrais de Geração Hidrelétrica (CGHs) no Paraná. “Com mais este recurso, poderemos investir mais em projetos de energias renováveis, seja através da iniciativa privada ou por meio de projetos com foco em eficiência energética e mobilidade urbana nas cidades da região Sul”. Pessuti afirmou também que a parceria com o BEI é um importante avanço no objetivo estratégico de diversificação de fundings, ampliando as alternativas do BRDE ao Sistema BNDES, além de reafirmar o compromisso do banco com o desenvolvimento econômico e socioambiental sustentável.

Na mesma solenidade de formalização do contrato com o BEI, o BRDE e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) assinaram acordo de cooperação técnica para criação de uma linha de crédito voltada aos concessionários das áreas de florestamento ambiental do ITCG.O acordo beneficiará concessionários que utilizam os imóveis do Instituto para produção de madeira. O ITCG conta com uma área de aproximadamente 40 mil hectares de florestamento, provenientes do antigo Instituto de Florestas do Paraná, que foi incorporado ao órgão.

As áreas incorporadas ao ITCG são exploradas por concessionários parceiros, que pagam a contrapartida da concessão ao Instituto. Com a linha de crédito do BRDE, eles terão financiamento com juros mais acessíveis, melhorando assim a gestão das áreas públicas de floresta plantada do Paraná. “A parceria também abre caminho para que, quando o Estado fizer a alienação desses imóveis, haja a possibilidade de um financiamento do BRDE para quem tiver interesse em comprar essas terras”, explicou o presidente do ITCG, Amílcar Cabral.


Fonte: Thayssen Carvalho com informações da Assessoria do BRDE - Portal Eólica BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/449/BRDE-e-BEI-formalizam-acordo-para-alavancar-projetos-de-energia-renovavel-na-regiao-Sul-do-Brasil/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR