Notícias EolicaBR
noticia
Geral

Portos privados ganham Comitê de Sustentabilidade para adoção de medidas em prol do meio ambiente

Portos privados ganham Comitê de Sustentabilidade para adoção de medidas em prol do meio ambiente

Práticas sustentáveis no setor portuário, revisão de normas e critérios voltados ao meio ambiente estão entre os principais objetivos do recém-criado Comitê de Sustentabilidade da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A iniciativa que ganhou o nome de “Sustentar” reúne cerca de 30 participantes que representam 15 empresas com terminais portuários privados associados à ATP.

O grupo seu reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira (22/11) na sede da Vale no Rio de Janeiro. Entre os diversos assuntos a serem tratados pelo comitê estão a revisão da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº398/2008, que altera as exigências do Plano de Emergência Individual contra vazamento de óleo no mar, e também os novos critérios de gerenciamento de água de lastro adotados pela revisão da Norma da Autoridade Marítima (Normam) nº 20 da Marinha do Brasil.

“A sustentabilidade é um tema com relação direta entre o que fazemos hoje e os impactos que deixaremos para as gerações futuras. O objetivo desse grupo é avaliar as exigências ambientais que gerem adequações para os negócios portuários privados, propor discussões e aprimoramentos técnicos”, afirma o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

O grupo discutiu ainda a redução do percentual de enxofre no óleo bunker para redução de emissões, os índices de desempenho ambientais de terminais portuários no Brasil em relação às boas práticas mundiais e a revisão da Normam nº 25 que trata de levantamento hidrográficos e monitoramento ambiental de portos, entre outros assuntos.

O Sustentar será coordenado pela representante da Vale, Danielle Pinto, e terá como vice-coordenador Christiano Anhaia, do Porto Itapoá. Ambos estarão à frente do comitê por um período de dois anos fomentando discussões técnicas, troca de experiências e, principalmente, aprimorando a participação institucional da ATP junto aos órgãos ambientais.


Fonte: Assessoria - Portal Eólica BR


O setor da Biomassa e Energia tem encontro marcado no CIBIO 2019 & 4ª EXPOBIOMASSA!!
SAVE THE DATE!!
25 a 27 de junho de 2019
Curitiba - Paraná - Brasil

Site 4ª EXPOBIOMASSA: http://www.expobiomassa.com/
Site CIBIO 2019: http://www.congressobiomassa.com/

Promoção: TECPAR / UNILIVRE/ PARANÁ METROLOGIA/
Organização e Realização: Grupo FRG Mídias & Eventos
http://www.grupofrg.com.br/

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/441/Portos-privados-ganham-Comite-de-Sustentabilidade-para-adocao-de-medidas-em-prol-do-meio-ambiente/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR