Notícias EolicaBR
noticia
Energia

Geração de energia a partir de eólicas e biomassa tem alta em fevereiro

Geração de energia a partir de eólicas e biomassa tem alta em fevereiro

Dados constam na primeira edição do mês de fevereiro do boletim InfoMercado Semanal, publicação divulgada pela CCEE



Dados preliminares de medição coletados nos primeiros três dias de fevereiro apontam crescimento significativo na geração das usinas eólicas, com registro de 2.251 MW médios entregues no período, ou 170% a mais que em fevereiro de 2014.

As térmicas à biomassa também se destacaram, com 544 MW médios entregues, número 30% acima do registrado no mesmo mês de 2014. Os dados constam na 1ª edição de fevereiro do boletim InfoMercado Semanal.

Já as usinas hidráulicas produziram 45.632 MW médios, uma queda de 12,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) representaram 72,4% da geração de energia no País nos primeiros dias de fevereiro, índice 4,6 pontos percentuais menor que o registrado no ano passado.

Em relação ao consumo, houve redução tanto no Ambiente de Contratação Regulado – ACR (46.683 MW médios), quanto no Ambiente de Contratação Livre – ACL (13.379 MW médios), com baixa de 5,6% e 18,5%, respectivamente, quando comparados ao mesmo mês de 2014.

Apesar de todos os ramos de atividade industrial destacados no boletim como consumidores livres e especiais terem registrado variação negativa (-14,3%) vale ressaltar que dentre os três dias utilizados para a confecção dos dados prévios, houve um domingo, dia em que há redução de carga no sistema.

A estimativa para o início de fevereiro é que as usinas hídricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem o equivalente a 81,70% de suas garantias físicas no início de fevereiro.

Explicada pela presença do domingo na análise, foi registrada também queda no consumo (-7,81%) e na produção (-7,07%) quando comparadas ao mesmo mês do ano passado.

Fonte:
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/43/Geracao-de-energia-a-partir-de-eolicas-e-biomassa-tem-alta-em-fevereiro/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR