Notícias EolicaBR
noticia
Resulatdos

ABEEólica comemora a marca de 2.246 MW eólicos contratados em 2014

ABEEólica comemora a marca de 2.246 MW eólicos contratados em 2014

Número foi alcançado graças à venda de 925,9MW no leilão A-5

A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) confirmou as boas perspectivas para o último leilão (A-5), no qual foram contratados 925,95 MW de energia eólica, ao preço médio de R$ 136,00/MWh, representando um deságio de apenas 0,73%. Com esse número, a fonte contabiliza 2.246 MW contratados nos três leilões com participação da fonte eólica no ano, um montante alinhado com os 2GW previstos para manter a sustentabilidade do setor.

“Assim como no ano de 2013, encerramos o ano de 2014 com motivos para comemorar. As contratações nos leilões exprimem o reconhecimento do bom desempenho dos empreendimentos eólicos e o alcance da maturidade de toda a indústria eólica brasileira. O setor eólico brasileiro foi capaz de superar os desafios apresentados, demonstrando desempenho e resiliência”, destaca a presidente executiva da ABEEólica, Elbia Melo.

Com o volume total de energia eólica contratado em 2014, 2,25 GW, a energia eólica contribuirá para a geração de mais de 30 mil empregos, R$ 10 bilhões em investimentos, 4,5 milhões de casas abastecidas e 2 milhões de toneladas de CO2 evitadas. “Estas estatísticas demonstram que a fonte eólica prossegue com contribuições socioambientais e econômicas para a indústria brasileira, com o fornecimento de uma energia limpa renovável e competitiva para a sociedade e parque industrial”, avalia Elbia.

No biênio 2013/2014 o setor alcançou significativo destaque mundial devido aos excelentes resultados nos leilões, aumento da nova capacidade instalada desta fonte na matriz elétrica brasileira, e especialmente alcance da maturidade de toda a cadeia produtiva que é refletida nos preços da potência comercializada em leilões e no dinamismo para o desenvolvimento dos parques eólicos em todo o Brasil.

No último leilão de energia nova do ano, a energia eólica apresentou 36 projetos contratados na região Nordeste, representando o volume total de contratação do certame. Destaque para o estado da Bahia, com 446,55 MW (48%) e para os estados do Piauí, estado destaque como novo lócus de eólica, e Paraíba por sua primeira participação nos leilões regulados. “Temos um dos melhores ventos do mundo e todos os estados estão percebendo essa vantagem”, destaca Elbia.

A contratação de aproximadamente 1 GW no leilão ocorrido representa a fabricação de cerca de 463 aerogeradores, sendo 1.389 pás e 463 torres para gerar energia limpa a partir de 2019.

O leilão desta sexta-feira (28/11) objetivou a contratação de energia de proveniente de empreendimentos de geração a partir das fontes eólica, solar fotovoltaica, Pequena Central Hidrelétrica (PCH), hidrelétricas, termelétrica a carvão, biomassa e gás natural. O início do suprimento de energia será a partir de 1º de Janeiro de 2019.

comentar este link: http://www.eolicabr.com.br/noticias/27/ABEEolica-comemora-a-marca-de-2.246-MW-eolicos-contratados-em-2014/

Banner EolicaBR
Banner EolicaBR